Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Feng Shui e a decoração

littlebubble, Terça-feira, 30.04.13

 

O Feng Shui é uma corrente de pensamento que estabelece a relação entre o Feng e o Shui e a forma como estes representam as forças necessárias para contra-balançar tanto os efeitos positivos como os negativos que se encontram presentes num espaço e que devem ser doseados e redireccionados de forma a ajudar os usuários do espaço e beneficiá-los de modo a viverem esse espaço na melhor das plenitudes.

A origem das palavras Feng e Shui provém do som onomatopeico do vento e da água, respectivamente.

 

Cada móvel, cada pormenor de uma casa, seja na disposição ou cor apresenta a sua própria “vibração”. Estas vibrações podem ter um efeito benéfico ou não no usuário do espaço e o estabelecimento da positividade ou negatividade vai implicar um bem-estar, ou falta dele.

Um dos objectivos do Feng Shui é fazer com que as boas influências existentes no espaço se mantenham no espaço e o influenciem, diminuindo as influências negativas no local, sob pena destas se perpetuarem pelo local e seus usuários. Este objectivo pode ser conseguido através da manipulação das características do espaço, potenciando as influências benéficas, não só através das alterações na arquitectura, como considerando formas e cores utilizadas, assim como quantidade e disposição de objectos no espaço. A cor que escolhemos na decoração da casa é, assim extremamente importante.

 

O branco é uma das cores mais utilizadas quando falamos em coloração de paredes. É neutra e pode, segundo o Feng Shui, ser aplicada em qualquer lado, visto representar a sensação de infinito, paz, calma e tranquilidade. Não deve ser aplicado em excesso pois nesse caso pode transmitir uma sensação de vazio, frio… Assim, junto a um fundo maioritariamente branco, deve quebrar-se esse infinito com explosões de cores, seja sob a forma de quadros ou outros apontamentos mais coloridos.

 

O preto, por outro lado, é uma cor mais opressiva, devendo ser unicamente utilizado em pequenos apontamentos e nunca como cor dominante.

 

O verde é uma cor que relembra a natureza. Traz sentimentos de esperança e satisfação e aumenta a energia do local.

 

A cor violeta reprenta calma e tranquilidade. Estimula a espiritualidade e proporciona um óptimo local para a meditação. Acalma o coração e os nervos. Não deve ser utilizado de forma predominante.

 

A cor laranja, quando utilizada em pequenas quantidades, estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. Pode ser um estimulador de apetite, pelo que muitas vezes é utilizado em cozinhas.

 

O vermelho estimula a afectividade, a auto-estima, a sexualidade, o apetite. Pode ser utilizado nos quartos e cozinhas, mas nunca em excesso, pois pode tornar-se uma cor cansativa.

 

O azul tem um efeito calmante e tranquilizante, mas em excesso pode estimular o sono. Não utilizar de forma monocromática, mas sempre em combinação com outras cores para evitar a monotonia.

 

O amarelo é uma cor luminosa e deve ser aplicado em ambientes escuros. Estimula o intelecto e pode ser uma boa opção para quartos de estudo ou escritórios. Estimula a comunicação e o apetite.

 

 

 

(imagem daqui:

http://nowsourcing.com/blog/wp-content/uploads/2012/01/louisville-painter.html)

E a vossa casa, está aprovada pelo Feng Shui?

Autoria e outros dados (tags, etc)

littlebubble


Comenta:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Contacto:

chocolatequentecomchantilly@hotmail.com


Segue-me

Follow on Bloglovin

Bem-vinda!

Chocolate quente com chantilly foi criado para puder partilhar as minhas opiniões, dúvidas, dilemas e as mil e uma ideias que correm na minha cabeça. Também expressarei os meus conhecimentos sobre os assuntos que mais me despertam interesse e também servirá de desculpa para os puder aprofundar.

Falarei um pouco sobre tudo. Textos de opinião, moda, beleza, saúde, relacionamentos, séries, música, filmes, entre outros. Antes de mais quero deixar a promessa de esperança de num futuro próximo puder tratar de muitos mais temas.

Espero ainda que compreendas que não sou nenhuma profissional ou expert nos assuntos que tratarei, simplesmente, adoro pesquisar sobre os mesmos pois gosto muito de aprender sobre aquilo que me rodeia. Portanto, se houver algo que esteja incorrecto ou não concordes, comenta porque terei todo o gosto em ler e responder ou até corrigir se necessário.

Para finalizar, espero que te identifiques comigo.


Carpe diem!


calendário

Abril 2013

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930


Afiliados: