Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



calendário

Maio 2016

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

Spotify





História: Feliz dia das mães!

Chantilly, Domingo, 01.05.16

feliz_dia_das_maes.jpg

O Dia da Mãe é uma data comemorativa em que se homenageia a mãe e a maternidade.

 

No Dia da Mãe, os filhos costumam oferecer presentes às suas mães e preparam surpresas para estas, de forma a mostrarem o quanto gostam delas e para agradecer todo o empenho e dedicação destas.

 

Origem do Dia da Mãe

 

Grécia Antiga:

Remonta às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimónias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.

 

Atualidade:

Em Portugal, o Dia da Mãe é comemorado no primeiro domingo de Maio, seguindo a tradição da Igreja Católica que neste mês celebra Santa Maria, Mãe de Jesus (em particular Nossa Senhora de Fátima), embora durante muitos anos tivesse sido comemorado no dia 8 de Dezembro, dia da Nossa Senhora da Conceição.

 

No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas, a pedido das feministas da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, oficializou a data no segundo domingo de maio. A iniciativa fazia parte da estratégia das feministas de valorizar a importância das mulheres na sociedade, animadas com as perspectivas que se abriram a partir da conquista do direito de votar, em fevereiro do mesmo ano. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

 

Data fixa:

Geórgia: 3 de Março

 

Albânia, Rússia, Sérvia, Montenegro, Bulgária, Roménia, Moldávia, Butão: 8 de Março.

 

Egito, Síria, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait: 21 de Março.

Grécia: 7 de Abril.

 

México, Guatemala, Bahrein, Índia, Malásia, Qatar, Singapura: 10 de Maio.

 

Paraguai: 15 de Maio.

 

Polônia: 26 de Maio.

 

Bolívia, República Dominicana: 27 de Maio.

 

Luxemburgo: 8 de Junho.

 

Tailândia: 12 De Agosto.

 

Bélgica e Costa Rica: 15 de Agosto (Assunção de Nossa senhora).

 

Panamá: 8 de Dezembro.

 

                   

Data Variável:

Noruega: segundo Domingo de Fevereiro

Lituânia, Hungria, Cabo Verde, Espanha, Moçambique, Angola, Portugal: Primeiro Domingo de Maio.

África do Sul, Austrália, Bélgica, Brasil', Chile, China, Colômbia (exceto na cidade de Cúcuta), Dinamarca, Alemanha, Estônia, Panamá, Grécia, Itália, Japão, Canadá, Cuba, Países Baixos, Nova Zelândia, Áustria, Peru, Suíça, Formosa, Turquia, EUA, Venezuela, Finlândia, Hong Kong: Segundo Domingo de Maio.

Colômbia (só na cidade de Cúcuta), França (se coincide com Pentecostes, é transferido para o primeiro domingo de Junho), Suécia: Ultimo Domingo de Maio.

Argentina, Bielorrússia: Terceiro Domingo de Outubro.

 

Frases para o Dia da Mãe

Feliz Dia da Mãe! Não tenho palavras para descrever tudo o que sinto por ti. Quero-te agradecer por cuidares de mim e por me dares muito amor! Adoro-te!

 

Feliz Dia da Mãe! Que Deus te abençoe e te proteja para que continues a ser a mãe linda, maravilhosa, carinhosa, amorosa e dedicada que és. Um beijo muito especial da tua filha (o) que te ama muito!

 

Parabéns Mãe! Quero te lembrar-te mais uma vez que te amo muito e que és muito especial e importante para mim. Obrigado por todos estes anos de amor, carinho, compreensão, dedicação e companheirismo. Adoro-te muito, mãe!

Autoria e outros dados (tags, etc)

Chantilly



Contacto:

chocolatequentecomchantilly@hotmail.com

Follow on Bloglovin



Bem-vinda!

Chocolate quente com chantilly foi criado para puder partilhar as minhas opiniões, dúvidas, dilemas e as mil e uma ideias que correm na minha cabeça. Também expressarei os meus conhecimentos sobre os assuntos que mais me despertam interesse e também servirá de desculpa para os puder aprofundar.

Falarei um pouco sobre tudo. Textos de opinião, moda, beleza, saúde, relacionamentos, séries, música, filmes, entre outros. Antes de mais quero deixar a promessa de esperança de num futuro próximo puder tratar de muitos mais temas.

Espero ainda que compreendas que não sou nenhuma profissional ou expert nos assuntos que tratarei, simplesmente, adoro pesquisar sobre os mesmos pois gosto muito de aprender sobre aquilo que me rodeia. Portanto, se houver algo que esteja incorrecto ou não concordes, comenta porque terei todo o gosto em ler e responder ou até corrigir se necessário.

Para finalizar, espero que te identifiques comigo.


Carpe diem!